Pular para o conteúdo principal

O papo do "Como você consegue achar aquele cara bonito?"

Você já se perguntou se todo mundo enxerga o mundo da mesma forma? Por que será que você acha aquele cara bonito sendo que sua amiga não acha? Um outro exemplo é quando você vai visitar um bebê que acabou de nascer e percebe que a mãe está cheia de olheiras, despenteada, mas escuta aquela pessoa que ama aquela mãe dizendo que está linda. Você pode pensar que essa pessoa está mentindo, mas eu diria que não, que é assim que enxerga a parceira naquele momento. Como isso é possível? Se os nossos olhos seguem o mesmo padrão, como cada um pode enxergar o mundo de uma forma diferente?

Ao fundo do nosso globo ocular existe uma camada, a retina, que contém células chamadas de fotorreceptores. Elas funcionam como um tradutor, como as legendas em português que aparecem em um filme que você não conhece a língua. Os fotorreceptores “traduzem” a luz ou a ausência de luz, ou seja, o que estamos olhando em uma linguagem que os neurônios conseguem entender. E você se lembra que os neurônios conversam liberando substâncias químicas, chamadas de neurotransmissores (Veja “O papo do papo dos neurônios”)? Então, quando a imagem é projetada na retina, os fotorreceptores liberam neurotransmissores, transmitindo a mensagem para os neurônios.  

Existem fotorreceptores que são sensíveis a cores, outros a movimento, de modo que cada característica da imagem é processada por grupos diferentes de neurônios. É como se o objeto fosse desmembrado mesmo.  O problema é que ainda não se sabe exatamente onde todas as características se unem para que possamos perceber todas aquelas formas e cores como sendo uma casa, por exemplo. Uma possibilidade é que não exista uma região específica, várias regiões cerebrais trabalhariam em conjunto nesse momento. E na construção desse objeto entraria muita coisa que a gente já discutiu aqui no blog, a experiência de cada um, ou seja, suas memórias e as emoções associadas. Então, perceba que a construção do objeto final é feita pelo cérebro de cada um. E eu escrevi de cada um, porque cada pessoa tem experiências diferentes e por isso, ninguém enxerga o mundo exatamente da mesma forma, seria impossível. Aliás, essa percepção pode mudar até de um momento para o outro. É bem possível que a pessoa que acha aquela mãe descabelada linda passe a enxergá-la de outra forma após um tempo, quando a emoção do filho que acabou de nascer não está mais tão forte. 

Eu não estou dizendo que o mundo é puramente fruto da construção do nosso cérebro, que na verdade ele não existe, como no filme “Matrix”. Existe um mundo físico, você pode pegar, isso é comum a todos. Mas o modo como cada um interpreta esse mundo físico é diferente. Então, o modo como você enxerga aquele cara barbudo com certeza é diferente do modo como a sua amiga enxerga, e por isso você acha o cara feio e sua amiga lindo. Mas cuidado ao criticar demais o modo como o outro enxerga, nós estamos sempre formando novas memórias e reformulando antigas, então é sempre possível mudar o modo como nós enxergamos o mundo. Ainda bem! 







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O papo das “fake news” e um pouco de pesquisa científica sobre o tema

Preguiça de raciocinar! É o que um artigo recente sugere sobre o fato de acreditarmos nas “fake news”. Você sabe o que é isso né? Sabe, aquelas fotos acompanhadas por uma frase que sempre aparecem nas redes sociais? Ou artigos escritos por sei lá quem, longos textos que têm aparecido cada vez mais por aí... Muitas dessas informações são falsas, são as chamadas “fake news”. E com essa briga toda na política, tudo isso aumentou ainda mais e as pessoas compartilham essas notícias como se fossem verdade, sem nenhum tipo de verificação. Antes de encontrar esse artigo que citei acima, fiquei me perguntando o que leva todo mundo a acreditar em quase qualquer notícia que aparece. A primeira coisa que me passou pela cabeça foi que a pessoa que se identifica com determinado candidato tende a não acreditar nas notícias falsas que prejudiquem a imagem dele. Imaginei que seria semelhante a alguém chegar te falando que aquele seu grande amigo que é honesto e estudioso colou na prova. Com certe

O papo do beijinho pra sarar

Acho que pelo menos uma vez por semana eu digo: “Machucou, filha? Vem aqui que eu vou dar um beijinho para sarar”. Eu já disse isso tantas vezes, que a minha filha brinca que um de seus bonecos bateu a cabeça e me pede para beijá-lo. Eu tenho certeza que você também já disse algo do tipo, e se não disse, é provável que ainda vá dizer. E aí, o beijo sara? Eu diria que sim, se não sara, ao menos diminui a dor.  Quando você bate o dedo na cama, ou encosta a mão na panela muito quente, por exemplo, são ativados neurônios de dor que vão da sua pele até o sistema nervoso central. Lá esses neurônios liberam um neurotransmissor (aquela substância química que expliquei no “Papo dos papos dos neurônios”. É liberando essas substâncias que os neurônios conversam) que pode ativar um segundo neurônio, assim os neurônios seguintes continuam liberando neurotransmissores e você sente dor. Lembra que existem neurotransmissores que ativam e outros que inibem o neurônio seguinte? Pois é, e sempre t

O papo dos papos dos neurônios

Para iniciar os papos do ano, eu estava escrevendo um post sobre dor e travei. Eu não consegui explicar um ponto sobre comunicação entre neurônios de uma maneira satisfatória. Eu escrevi algo como, a conversa entre os neurônios, que é o que costumo dizer quando eu quero falar dessa comunicação de maneira simples. Mas essa conversa entre os neurônios é tão interessante que eu resolvi parar de escrever sobre dor e escrever o primeiro post do ano sobre esse papo.  Quando a gente escuta certos comentários sobre o funcionamento do nosso cérebro, às vezes fica parecendo que ele é uma caixa preta. Na verdade, o cérebro é formado por muitas células, assim como a pele, ou o fígado, por exemplo. Um dos tipos de células que compõe o cérebro são os neurônios, e a comunicação entre eles permite que os nossos comportamentos sejam executados. A maneira mais comum dos neurônios se comunicarem é liberando uma substância química chamada de neurotransmissor. Existem vários tipos de neurotransmissore