Pular para o conteúdo principal

O papo dos dois litros de água

Nós temos que beber dois litros de água por dia, não é? Assim nós mantemos o nosso corpo hidratado e lavamos as toxinas. Todo mundo sabe disso, certo? Eu sempre acreditei nisso e me entupia de água acreditando que estava me fazendo um bem. Até fazia um cálculo de quanto de água deveria beber a cada tanto tempo para completar os dois litros no dia.

Até que na faculdade, após uma aula de fisiologia renal, fiquei com uma pulga atrás da orelha e perguntei ao meu professor, que é um pesquisador importantíssimo na área, se esse papo dos dois litros era verdade. Ele me respondeu que só bebia água quando tinha sede. Mas esse papo era tão forte pra mim que eu continuei bebendo toda essa água, mesmo após “O  cara” da fisiologia renal ter me respondido daquela forma. Não me canso de me impressionar como esse conhecimento social é louco, como o que a gente aprende em casa pode ser muito mais forte do que o que se aprende na escola. Eu só fui questionar essa ideia dos dois litros novamente há alguns anos.

O líquido que fica dentro das nossas células é chamado de líquido intracelular e o que fica do lado de fora da célula é chamado de líquido extracelular. Este último é formado pelo plasma, a parte líquida do sangue, e o líquido intersticial, o que banha as células do nosso corpo. Bom, nesse líquido todo tem água, mas também tem solutos. A relação da concentração entre eles é chamada de osmolaridade, que deve ser mantida em certos níveis para que o nosso corpo trabalhe normalmente. Isso é tão importante que existem células especializadas no sistema nervoso central em detectar alterações de osmolaridade. Quando ela aumenta, ou seja, quando tem mais soluto do que água, essas células disparam vários mecanismos, entre eles a sede, de modo que a osmolaridade volte aos níveis normais.  

Pode ficar tranquilo, o nosso corpo trabalha com faixas muito estreitas, uma pequena variação da osmolaridade já desencadeia mecanismos para corrigi-la. E isso acontece o tempo todo, os mecanismos compensatórios dão conta do recado, e muito bem, obrigada. Quando bebemos um suco a osmolaridade muda, quando suamos também. Só teremos um problema sério se a perda de água for muito grande. Então, sentir sede é normal, é fisiológico.  

Talvez esse papo dos dois litros de água venha de um erro de interpretação do que está escrito em livros de fisiologia, que normalmente ingerimos em média 2 litros de água por dia. Ingerir em média não significa que você DEVE tomar toda essa água, significa que as pessoas de maneira geral ingerem mais ou menos isso sem ficar pensando no assunto, só seguindo sua sede mesmo.

No entanto, existem alguns fatores sociais que podem atrapalhar a nossa percepção de sede, se você estiver prestando muita atenção em uma tarefa, é possível que não perceba que está com sede, por exemplo. Ou o contrário, se você estiver em um papo muito legal no bar, é muito provável que você tome um monte de líquidos sem estar sentindo sede. Então, preste atenção na sua sede!

Agora, lembrem-se que o papo aqui foi sobre o que acontece no adulto em condições fisiológicas, ou seja, quando o nosso corpo está saudável, funcionando normalmente. O que acontece em situações patológicas (doença) é outro papo…




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O papo das “fake news” e um pouco de pesquisa científica sobre o tema

Preguiça de raciocinar! É o que um artigo recente sugere sobre o fato de acreditarmos nas “fake news”. Você sabe o que é isso né? Sabe, aquelas fotos acompanhadas por uma frase que sempre aparecem nas redes sociais? Ou artigos escritos por sei lá quem, longos textos que têm aparecido cada vez mais por aí... Muitas dessas informações são falsas, são as chamadas “fake news”. E com essa briga toda na política, tudo isso aumentou ainda mais e as pessoas compartilham essas notícias como se fossem verdade, sem nenhum tipo de verificação. Antes de encontrar esse artigo que citei acima, fiquei me perguntando o que leva todo mundo a acreditar em quase qualquer notícia que aparece. A primeira coisa que me passou pela cabeça foi que a pessoa que se identifica com determinado candidato tende a não acreditar nas notícias falsas que prejudiquem a imagem dele. Imaginei que seria semelhante a alguém chegar te falando que aquele seu grande amigo que é honesto e estudioso colou na prova. Com certe

O papo do beijinho pra sarar

Acho que pelo menos uma vez por semana eu digo: “Machucou, filha? Vem aqui que eu vou dar um beijinho para sarar”. Eu já disse isso tantas vezes, que a minha filha brinca que um de seus bonecos bateu a cabeça e me pede para beijá-lo. Eu tenho certeza que você também já disse algo do tipo, e se não disse, é provável que ainda vá dizer. E aí, o beijo sara? Eu diria que sim, se não sara, ao menos diminui a dor.  Quando você bate o dedo na cama, ou encosta a mão na panela muito quente, por exemplo, são ativados neurônios de dor que vão da sua pele até o sistema nervoso central. Lá esses neurônios liberam um neurotransmissor (aquela substância química que expliquei no “Papo dos papos dos neurônios”. É liberando essas substâncias que os neurônios conversam) que pode ativar um segundo neurônio, assim os neurônios seguintes continuam liberando neurotransmissores e você sente dor. Lembra que existem neurotransmissores que ativam e outros que inibem o neurônio seguinte? Pois é, e sempre t

O papo dos neurônios na decisão de tirar a fralda

Aqui em casa estamos em um processo de desfralde. Eu e meu marido na posição de incentivar, tomando cuidado para não pressionar nossa filha, e ela na posição de decidir tirar a fralda. Há alguns meses estávamos nesse processo sem muito sucesso, algumas vezes parecia que ela se animava, mas depois voltava atrás. Até que ontem minha filha tirou a fralda e disse que não ia mais usá-la, e até agora está seguindo firme na decisão. Então parece que entramos oficialmente na fase das calças molhadas e corridas até o banheiro. E aí, como minha filha tomou essa decisão de tirar a fralda? Há meses oferecemos o banheiro para ela aqui em casa, no shopping, na casa dos avós. Algumas vezes ela se interessava, outras não. Começando a traduzir isso em linguagem de neurônio, ela teve uma série de estímulos, algumas vezes eles foram suficientes para desenvolver a resposta de decidir ir ao banheiro, outras vezes não. É claro, que quando falamos de tomadas de decisão dessa complexidade, não dá pra fa